Psicologia vs Coaching

Psicologia vs Coaching

É simples, um é ciência e outro não😅

Eu sei que tem teorias, metodologias e ferramentas pipocando a cada minuto fica difícil de saber o que é o que. Tem um monte de gente te prometendo sucesso, prosperidade, o pote de ouro no fim do arco íris. Boa parte dessa gente tá te enrolando.

Terapias rápidas, holísticas, quânticas e por aí vai… Todas com premissas de processos rápidos e até passivos. É bem tentador não né? Resolver os seus problemas rápido, fácil e indolor. Não parece bom demais? Bom depende do seu objetivo.

O meu objetivo aqui não é te desencorajar a procurar terapias alternativas, mas sim, te ajudar a decidir o que de fato é melhor pra você e para o momento que você está vivendo.

Pra te ajudar escolher da forma mais consciente vou te dizer as diferenças entre Coaching e Psicologia.

Psicologia – processo interno de investigação e descoberta.

O processo Psicoterápico trabalha questões internas, motivos confusos e interpretações de mundo disfuncionais. É um processo que não tem um numero exato de sessões, tudo depende da velocidade do paciente e quais demandas ele traz para os encontros. São trabalhadas ferramentas psicológicas, construção de diagnósticos e um plano psicoterapêutico para o tratamento e alcance de resultados.

  • É um processo participativo. As sessões são construídas através do diálogo e colaboração entre o paciente/cliente e o psicoterapeuta;
  • É sustentada em técnicas científicas com reconhecimento acadêmico de seus resultados;
  • Demanda comprometimento e dedicação do paciente/cliente. Na maioria das vezes é transformador, mas tem vezes que também é doloroso, então o engajamento do paciente/cliente é ainda mais importante.
  • Trabalha questões mais profundas, como visão de mundo, visão de si mesmo e visão dos outros. É analisando toda a construção da história do paciente, ele é conduzido a resignificar seus sentimentos e tomar posse do seu futuro.
  • Obtém resultados duradouros. É dado ao paciente/ cliente ferramentas para lidar com as suas emoções independe do contexto, assim, suas respostas as dificuldades da vida estarão mais sob controle pois a sua visão terá mudado.

Coaching – um processo focado do ponto A ao ponto B

Já o processo de Coaching independe das suas variações utiliza técnicas e ferramentas que ajudam o cliente a chegar do A ao ponto B. São trabalhados questões específicas como a mudança de um emprego, uma promoção ou até mesmo uma viagem. O profissional auxilia na organização das ideias e no que é necessário ser feito para alcançar determinado objetivo.

  • É focado em um objetivo específico;
  • Auxilia na organização das atividades evitando a procrastinação;
  • É um processo mais rápido em termo de sessões;
  • É um processo superficial. Não são trabalhadas questões internas para se entender melhor o objetivo do cliente;
  • Seus resultados são avaliados empiricamente.

Agora que você sabe quais são as principais diferenças entre a Psicoterapia e o Coaching, avaliei qual é a sua necessidade e escolha sabendo dos resultados que poderá obter.

Por: Paula Junqueira