07 dicas para sua primeira viagem internacional: Passagem aérea

07 dicas para sua primeira viagem internacional: Passagem aérea

Em 2019 decidimos que iriamos fazer a nossa primeira viagem internacional, dai comecei aquela pesquisa gostosa sobre os destinos, imigração, moeda, idioma e um monte de outras coisas. Foram horas e horas em blogs, vídeos, sites ate conversas com amigos rolou pra gente tentar ficar o mais preparado possível pra essa aventura.

Tinha tanta coisa pra considerar, tantas variáveis, eu só tinha pisado em um aeroporto 1 vez na vida e a muito tempo. Pensa no turbilhão de emoções.

Por mais pesquisa que eu fizesse, algumas coisas eu não encontrei em lugar nenhum. Tivemos que viver pra pegar a manha. Então decidi te contar o que ninguém me contou antes de viajar.

Nessa série de post sobre PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL, você vai saber detalhes importantes que podem tornar a sua experiência mais confortável e divertida. Tudo que eu te contar aqui eu vivi e me lasquei.

Esse post vai ficar grandinho pq eu vou te explicar o que aconteceu com a gente tá, fica comigo até o final.

Passagem aérea.

Pra começo de conversa, só compre a sua passagem se você já tiver um roteiro desenhado. Assim você vai saber por onde chegar e por onde partir. Mas não se apegue a isso, esteja aberto a inverter o seu roteiro caso as passagens estejam mais baratas. Mas vai ter outro post sobre roteiro.

1 – HORÁRIO DE PARTIDA DO SEU VOO

Se atende ao horário de partida do seu voo, pois para viagens internacionais é recomendado que você chegue pelo menos 3h antes da partida, e confia em mim, esse tempo é muito necessário.

Nosso voo de ida era as 19h30, então tínhamos que estar no aeroporto as 16h30, bem tranquilo. Mas na volta nosso voo era as 06h, tínhamos que estar lá as 03h da manha minha gente, 3h da manhaaaaaaaa.

Tínhamos que sair de madrugada em uma cidade que não conhecíamos, com pessoas estranhas, sem falar que nem dormir não dormimos. Por causa do horário fomos de táxi para o aeroporto que era em outra cidade quase, pq não tinha transporte público nesse horário (mesmo se tivesse eu não teria coragem de pegar de madruga).

No fim tivemos que pagar um taxi de 60 euros com um tiozinho que parecia que ia tirar o pai da forca de tão rápido que andava, misericórdia gente quase morri. Traumático.

2 – COMPRE VOOS QUE PARTEM PRÓXIMO DA SUA CIDADE

Não compre passagens saindo de São Paulo se você não mora na cidade ou próximo dela. Eu sei que os horários fora de SP são limitados, mas vai por mim, vai sair muito mais caro se vc tiver que ir pra lá.

Moramos em SC e compramos a passagem internacional saindo de SP, tivemos que ir pra SP um dia antes por medo do tempo estar ruim e os aeroportos fecharem dai perderíamos o voo e ia ser uma confusão (vai saber). Então gastamos com hotel e refeições que não seriam necessários se nosso voo saísse mais próximo da nossa cidade, sem falar no cagaço que dá perder o voo mais caro.

3 – RESERVA DE ASSENTO

Passagem em vias de ser comprada, vem a possibilidade de reservar os assento. Possivelmente você vai pagar a mais por isso e de verdade, não compensa. Nós reservamos por medo de não irmos juntos (eu e meu marido). Mas quando abriu o check-in tinha um monte de assento disponível e gastamos a toa. No final fizemos um upgrade e pagamos de besta a reserva. Espera o check-in abrir, acho que é 24h ou 48h antes da partida e seleciona o seu assento.

4 – QUAL É A MELHOR FILEIRA DE ASSENTO?

Uma coisa que impactou nosso escolha em reservar o assento era a escolha da fileira, queríamos ficar na janela. Na ida fomos na fileira da janela e na volta viemos na fileira do meio.

To pra te falar que é melhor que a fileira da janela (tão disputada), a volta foi super de boa, parecia até mais confortável. Então não se apegue a isso, a sua viagem será a mesma amiguinhos.

5 – PORQUE NÃO SENTAR NA JANELA?

Quem aí é aficionado por sentar na janela levanta a mão? Pois é, eu também. Fiz um aue pra conseguir ir na fileira da janela minha gente. Mas antes de fechar a reserva pensamos “é uma viagem de 12h, vamos precisar levantar pra ir ao banheiro e vamos ter que incomodar as pessoas”, concordei em ficar mais no corredor mas na fileira da janela pra eu dar umas bizoiadas.

Minha gente, meu voo era a noite, quem disse que dava pra ver alguma coisa? E quando estava de dia, eu olhei e beleza, é só verde, não tem mais nada. Então diminui a sua expectativa sobre a janela, o voo principal não precisa ser na janela. No final, escolher o corredor foi a melhor coisa que fizemos, pq o carinha que ficou na janela era holandês, nem pedir licença eu ia conseguir kkkkk

6 – DESPACHE DE MALAS LIBERADO

Normalmente a companhia aérea diz que abre o check in no aeroporto 3h antes da partida. Mas se vc conseguir chegar antes, chegue. Essas 3h são boas, mas pra quem ta nervoso e tudo é muito novidade, quanto mais tempo você tiver melhor. E assim, não espera dar 3h antes do voo pra ir pra zona de embarque internacional, vai antes coleguinha, as vezes eles abrem os despaches de malas antes e vc já consegue entrar. Me disseram que o aeroporto era grande, mas eu não tava ligada na imensidão que é esse lugar.

A zona de embarque internacional não é diferente, gente, sem brincadeira, aquilo não tem fim, levamos uns 40 min pra achar o nosso portão e nem ficamos olhando as lojas nem nada tá, fomos direto. Depois de achar o bendito portão, quem disse que íamos nos afastar muito de lá? E o cagaço de se perder e não encontrar mais o portão e perder o voo. Misericórdia. Tinha tanta coisa legal pra ver e biscoitar, mas ficamos dando voltinha próximas por precaução. Talvez se tivéssemos mais tempo nos sentiríamos mais seguros.

7- ESCOLHA SABEAMENTE A SUA REFEIÇÃO A BORDO

Se você tem alguma intolerância alimentar pense bem na hora de escolher a sua refeição. Eu sou intolerante a lactose e na hora da compra passagem eu poderia pedir uma refeição especial, pensei, que chick vou pedir. Gente, se arrependimento matasse.

Eu recebi uma parada de tofu com pimentão, eu não gosto de nenhum dos dois. Quem teve que comer foi o meu marido hehehe e eu comi o dele. Então avalie a sua intolerância alimentar, se for muito severa blz, mas se for como a minha que é mais mediana, vale a pena arriscar o menu normal.

Bônus

Sites para pesquisa: Nós usamos bastante esses site para pesquisas a nossa passagem:

www.skyscanner.com.br
www.google.com › flights

Companhia aérea: Utilizamos a KLM, nosso destino inicial foi Zurique na Suiça e no retorno saimos de Roma na Itália. Todos os voos fazem escala na Holanda. todos os voos foram super tranquilos, os tripulantes são mega educados sem falar nos espaços das poltronas. Gente eu sou gorda e meu marido é gordo e alto e o joelho dele não ficou pegando na poltrona da frente. É bem legal mesmo, super recomendado.

www.klm.com.br

Já é tudo em inglês: Queridos e queridas, saibam que a partir do momento que você entra na zona de embarque internacional vocês já vão ouvir uma galera falando em Inglês. E não só isso, no avião já vai ser em inglês, na hora que o piloto começou a falar em inglês ja me deu um desespero kkkk. A tripulação também ja falam em inglês. E se vc como eu só sabia “thank you” e “please”, ja fica com o coração na mão. Mas no final deu tudo certo, só responde “chicken e cook”, o resto você responde “no thank you” kkkkk.

Minha gente linda, esse foi o primeiro post da série. Espero que tenha sido útil pra vocês!

Se tiverem alguma dúvida, me segue nas redes sociais ou me mando uma mensagem pelos contatos.

Xô covid, nós queremos viajarrrrrr

Por: Paula Junqueira